Seguidores

terça-feira, 23 de julho de 2013

O mestre se foi, e agora resta lembranças...

Morre José Domingos de Moraes, Dominguinhos, o rei da sanfona nesta terça feira por complicações infecciosas e cardíacas no Hospital Sírio-Libanês as 18h.
O enterro ainda é incerto, mas segundo o primogênito do cantor Mauro Moraes, o seu desejo era ser enterrado em Garanhuns-PE, o velório acontecerá em São Paulo pois Dominguinhos viveu lá por uma década. A ex-esposa do cantor Guadalupe Mendonça repassou aos familiares que após o velório, o corpo será trazido à Recife.

Carreira

Desde os seis anos aprendeu sanfona e tinha como seu ídolo Luiz Gonzaga pois o conheceu aos nove anos (1950). Dominguinhos antes de tornar-se um grande músico profissional tocava em feiras livres e hotéis junto com seus dois irmãos, chamavam-nos de "Os Pinguins".
Quando conheceu Luiz Gonzaga no hotel onde ele estava hospedado ganhou do Rei do Baião uma sanfona e foi convidado pelo mesmo para ir ao Rio de Janeiro, lá participou de gravações e cresceu, o tempo passou e em uma das viagens que fazia com a banda de Luiz Gonzaga conheceu a cantora de forró Anastácia, nome artístico de Lucinete Ferreira com a qual se casa e forma uma parceria artística que durou onze anos. No seu primeiro casamento teve um filho Mauro Moraes (1960). Em 1976, Dominguinhos casa-se com Guadalupe Mendonça com a qual teve uma filha. Como músico, cresceu muito e aproximou-se com os músicos do Movimento Bossa Nova do qual conheceu e trabalhou com Gilberto Gil, Maria Bethânia, Elba Ramalho e Toquinho. Eventualmente passou a ter um trabalho próprio compondo canções de gêneros diversos de Jazz, Bossa e Pop. 

Doença

Dominguinhos tinha câncer de pulmão desde 2006 e fazia quimioterapias por volta de seis anos, nunca fumou, dizia ele, mas mesmo assim foi vítima de uma doença maligna. Devido a problemas cardíacos e infecções, o grande mestre da sanfona parte deixando saudades eternas e grandes trabalhos realizados durante sua frágil vida. Seu maior desejo era ser enterrado na sua terra Garanhuns-PE, seu corpo será velado em São Paulo aonde viveu por uma década e segundo sua ex-esposa após o velório o seu corpo será removido para Recife, de lá ainda será decidido aonde será enterrado.

Referências:

Diário de Pernambuco

Wikipedia

Fotografia: Vinícios Oliveira


2 comentários:

  1. Grande artista! Fica Eternizado com suas canções e fica nossa admiração por levar a fora a cara do nordeste no melhor estilo, na melhor qualidade de composição! Parabéns Ann pelo post!!! BJSSSSS

    ResponderExcluir
  2. Tínhamos o melhor forró pé de serra sobrevivendo nesse meio agora do forró estilizado =/ ..vai fazer falta! Mas quem nasce para brilhar, brilha em qlq lugar neah...vai estrela linda!
    Acabou sendo enterrado em Recife =/

    Gostei do post Natally, Eclético como semp arrasando em informações!
    bjs!!!

    ResponderExcluir