Seguidores

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Qual a vantagem e desvantagem de ser pesquisador com tanta facilidade de acesso?

O pesquisador pode ser um estudante acadêmico, um professor, entre outros profissionais que se dedicam todo seu tempo para realizar diversas atividades. No entanto, "pesquisa" é uma atividade antiga de origem latim a palavra "pesquisa" significa "perquirere" (reunião de informações e resultados de exames, buscar com afinco) ou "perquiratur" (Licença de compulsar os registros em certos casos).
Os tipos de pesquisa são: Bibliográfica, descritiva, laboratorial, empírica e pesquisa de campo. Há pessoas que escolhem ser um pesquisador e levar profundamente o seu modo de aprender com autonomia, na internet encontramos milhões de informações sobre qualquer assunto em que tanto almejamos buscar, mas vale a pena ressaltar que nem tudo que encontramos na internet nos passa informações mais evidentes, mais óbvias e que por esse motivo o desinteresse ou a falta de coragem de buscar e pesquisar de verdade assuntos sob o nosso interesse nos leva a cometer erros incalculáveis: plágio. Não adianta enganar professores acadêmicos com uma simples cópia de artigo para um trabalho proposto pela universidade, hoje em dia tudo se descobre através de referência mal informadas pelo aluno pesquisador, porque o professor é mais especializado e experiente.
Mas voltando ao assunto "pesquisa" o tipo de pesquisa bibliográfica é aquele trabalho que se realiza através de livros, enciclopédias, dicionários, artigos científicos e acadêmicos, jornais e revistas, arquivos ativos, e permanentes e que todo o trabalho realizado por eles é imprescindível com a origem e a referência. A Pesquisa Descritiva é através de contato, de entrevistas sobre um determinado problema e que podemos fazer isso para chegar a um acordo de solução para esse problema, o IBGE realiza pesquisas descritivas, Pesquisa Laboratorial é utilizada por Psicologia Comportamental, Social, Humana, Sociologia e difere da Experimental que é trabalhada por cientistas de diversas áreas. A Pesquisa Empírica pode ser realizada tanto em campo, bem como em laboratórios, resolvem experimentos sobre a sociedade, comportamento desta e trabalhos de praxe, Pesquisa de Campo é realizada com a busca de dados e interpretação destes, colocadas no papel após essa busca, geralmente usadas por acadêmicos a fim de realizar trabalhos científicos. Entre outras definições, pontos de vistas, opiniões do público, dos amadores e de pesquisadores experientes, a pesquisa é fundamental para se ter informações evidentes e seguras com o objetivo de fortalecer curiosidades.
A internet é um instrumento para qualquer atividade deste método de "pesquisa" mas, no entanto, não se confia completamente  buscar em rede. É necessário dedicar muito tempo utilizando outros instrumentos, e que a leitura é essencial para dar o primeiro passo, depois busca-se por entrevistas, lugares, documentos, fotografias entre outros meios tangíveis. Por fim, gostaria de deixar aqui essa opinião sobre buscar verdades e realizar trabalhos que proporcionem sucesso ao profissional, quer para um acadêmico, pesquisadores em órgãos que se sujeitam a este tipo de trabalho, quer para um jornalista investigativo. Pois a fonte tem que ser mantida limpa e que passe segurança sobre tal trabalho.

Até a próxima, pessoal!

Referências

BRAGA. Roberto Carlos. Aprendendo a ser pesquisador. Metodologia Científica. (Link aqui)

Dicionário de Latim, online. (Link aqui)




Nenhum comentário:

Postar um comentário