Seguidores

domingo, 28 de outubro de 2012

Halloween, um pouco da história.

Halloween é um evento tradicional e cultural que ocorre em países de origem da Língua Inglesa: Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda e Canadá.
Segundo os primeiros registros do termo HALLOWEEN  (1745) que derivou-se do termo escocês "ALLHALLOW-EVEN" (Véspera de todos os Santos) ou seja Dia das Bruxas.
Ressaltando a data oficial em 31 de outubro 00:00h a 01 de novembro, que ocorria a data sagrada Hallow Evening- Hallowe'en-Halloween. Outros registros afirmam que este termo não só deriva apenas dos países da Língua Inglesa, mas dos povos da Língua Oficial (Portuguesa).



Outra hipótese é que a Igreja Católica teria tentado proibir a festa pagã Samhain instituindo restrições na véspera  do Dia de Todos os Santos, pois este dia teria sido conhecido nos países de Língua Inglesa como All Hallows' Eve.
Essa designação eternizou-se e a comemoração do HALLOWEEN foi levada até os Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses no século XIX, ficando assim conhecida como uma lenda histórica.
Quanto as famosas abóboras e a frase "Gostosuras ou travessuras" do termo inglês do Reino Unido (Trick or treat) deram-se a origem dos povos que habitaram a Gália e as Ilhas da Grã Bretanha entre os anos 600 a. C e 800 d. C. As famosas abóboras eram exportadas pelos Estados Unidos, que então, popularizaram a comemoração. Outros registros afirmaram que, na realidade, o Halloween não tinha relação com bruxas, pois era um festival do calendário celta da Irlanda O Festival de Samhain, era celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão, por esse motivo o nome Samhain significa literalmente "fim do verão".
Atualmente, a comemoração segue como antigamente, pois as pessoas se vestem e se pintam como os mortos ou até mesmo caracterizam-se de seus personagens preferidos de programas de sucesso, ainda utilizam as famosas abóboras de enfeites em suas festas e bailes, também fazem encenações lembrando o passado como os rituais meio que macabros, mas não passa apenas de uma brincadeira, aqui no Brasil, o Dia das Bruxas ainda é muito querido e comemorado como uma festa infantil nas escolas.
Então, fica aqui um pouco do resumo desta grande lenda histórica curiosa e divertida!
 HAPPY HALLOWEEN e aproveitam com bastante doces e travessuras!
Abraços!
Até a próxima!